08
Jan

Aprenda como utilizar pastilhas na hora de decorar!


Parede decorada com pastilhas de vidro na cor azul e bancada feita em Mármore Travertino Nacional


As pastilhas têm ganhado um espaço muito grande no mercado. Alguns se perguntam o motivo disso, e é simplesmente pelo fato de serem praticamente um coringa dentro do universo da decoração e design.

São encontradas com uma frequência maior nos banheiros, lavabos e fundos de piscina. Mas as pastilhas estão ganhando funções muito maiores do que a de apenas revestir banheiros!

Origem


Detalhe de parede revestida com pastilhas metálicas


A primeira aparição das pastilhas no Brasil foi em prédios e condomínios. Elas eram usadas nas áreas externas de prédios por possuírem um baixo custo de manutenção, alta durabilidade e ainda não precisarem de uma mão de obra especializada.

Elas foram substituindo a tinta dos prédios principalmente nas cidades litorâneas, onde a maresia e a influência da humidade era muito forte sobre as partes externas dos condomínios.

Com o tempo, essas pastilhas começaram a receber mudanças e atualizações tanto nos seus formatos quanto em materiais. Por conta disso, muitos arquitetos e designers começaram a usar esse material para decorar os mais diferentes ambientes, como banheiros, salas de jantar, cozinhas e áreas externas!

Alguns benefícios 


Parede decorada com pastilhas vermelhas


Essas pastilhas possuem benefícios muito atraentes para o mercado de design. Entre eles estão a funcionalidade, preço, cores e muitos outros. Mas esses benefícios podem ser elencados em 4 grandes diferenciais, que são: Formato, composição, cores e usos.

Formatos


Pastilhas metálicas


Um dos principais benefícios é a existência de diferentes formatos. Se antes eles tinham apenas dimensões quadriculares, atualmente esse tipo de material possui formatos retangulares, quadriculares, cônicos, circulares e muitas vezes diversificados/misturados, formando desenhos incríveis nas placas. Outra particularidade é que esse material pode ser 3D, o que traz muitas possibilidades para o mundo da arquitetura.

Composição


Pastilhas de vidro Bege


Outro grande diferencial é a composição desse revestimento. Antes eles eram feitos quase na sua totalidade em porcelana e materiais semelhantes ao dos nossos azulejos (argila, esmalte e etc) mas, atualmente, eles são produzidos com os mais diferentes materiais, podendo ser eles aço, cobre, vidro, porcelana e até cimento em algumas ocasiões.

Cores


Pastilhas de cores neutras


As pastilhas também ganharam diferentes cores. O mesmo produto pode ter infinitas possibilidades de cores. Elas variam entre cores fortes e/ou neutras e/ou diversificadas.

Versatilidade


Pastilha de mista de vidro com metal na cor bege


E por último, mas não menos importante, a sua versatilidade. Esse material é extremamente versátil, pois ele pode ser usado em áreas externas, internas, áreas que ficam em contato direto com a água e muitas outras.

O único cuidado que você deve ter na hora de escolher esse material é atentar-se, e, especificar ao consultor onde você quer usar esses revestimentos.

Ou seja, é um produto campeão que merece o selo aprovação Top Revestimentos!

 

 

Outros benefícios desse material:

Entre os benefícios desse material, outros podem ser vistos abaixo:

– Baixa absorção de água (0,5%)

– Baixo custo de manutenção

– Variedade de formatos, cores e materiais

– Usos interno/externo

Mas como e onde usar?


Pastilha mista de vidro espelhada


Bom, a Top Mármore possui uma boutique com as principais tendências do mercado. Portanto, se tiver alguma dúvida de qual escolher, de onde colocar ou de quem pode aplicar esse revestimento no seu projeto, o Show Room da Top Mármore fica na avenida Zaki Narchi 1414, o horário de funcionamento é das 9h00 às 18h00 de segunda a sábado, e dizem que o café é ótimo!

Se tiver alguma dúvida, vai ser um prazer te receber aqui!