08
Jan

Aprenda a realmente usar Silestone


Bancada de cozinha feita de Silestone White Platinum


Participar de feiras é uma coisa essencial para o profissional de design e arquitetura. Isso acontece por existir uma constante evolução, avanço e mudança para as técnicas e os profissionais que desbravam esse mercado luxuoso a particular.

Uma dessa mudanças é a chegada dos materiais industrializados, que tem atraído a atenção de diversos clientes e até de alguns curiosos. Entre eles os limestones, os nanoglass e os famosos Silestones.

Mas com a chegada deles fica a dúvida: como realmente usar Silestone em um projeto?

Pensando nessa dúvida  e outras curiosidades que as vezes passam batido, a Top Mármore preparou essa matéria que vai solucionar todas as dúvidas a respeito desse material! Nos acompanhe!
O que é


Bancada de cozinha feita em Silestone Coral Clay


O Silestone é um material industrializado não poroso. A melhor forma de entender esse material é que ele é um industrializado feito a base de quartzo e resina. Por conta disso ele acaba tendo uma resistência absurda a impactos, quedas e ao tempo.

A resina é o que realmente da forma e aparência ao material. Ou seja, a resina é o que faz o envelopamento das chapas.

Explicando de uma forma bem objetiva, o Silestone é composto de Quartzo (em torno de 93%) e uma combinação de resina e corantes (em torno de 7%).
São essas as matérias primas utilizadas para a criação das superfícies 100% lisas da Cosentino!

Cores


Piso feito de Silestone Eros Stellar


Um dos principais benefícios do Silestone é que ele possui uma gama muito grande de cores, sejam eles cores gritantes como vermelho e/ou laranja até cores mais neutras, como o cinza ou o bege.
Essa paleta de cores é possível somente pelos 7% de resina e corantes que são misturados durante a sua fabricação.
Sem contar que o Silestone ainda consegue ter cores muito assemelhadas a pedras naturais como os mármores.
Ou seja, a possibilidade de uma variação muito grande de cores é um dos pontos que mais agradam nesse material, já que diversas vezes o cliente pede uma bancada totalmente branca, algo que é impossível para os naturais.

Acabamentos


Exemplo de acabamentos


Diferentes de outros materiais industrializados, o Silestone possui acabamentes que o tornam ainda mais especial. Eles podem ser chamados de polido, suede e Vulcanizado.
Eles podem ser vistos abaixo:

Exemplo de acabamento polido


O acabamento polido é o mais tradicional. Ele recebe um polimento especial que deixa suas superfícies mais brilhantes. Esse processo faz com que o material fique mais nítido e acaba dando uma proteção a mais para o material.

Exemplo de acabamento Suede


Agora se você quer um material que fique até mais discreto, o acabamento Suede é o que mais se casa com o seu projeto. Nesse acabamento o material passa por processos que deixam sua superfície mais fosco, chegando até a ficar um pouco opaca as vezes. É a ferramenta perfeita quando o objetivo é uma bancada mais discreta e neutra.

Exemplo de acabamento Vulcanizado


E se o objetivo for ousar, o acabamento vulcanizado deixa a superfície cheia de buraquinhos, tornando o material poroso e texturizado. Esse é um acabamento mais usado em projetos muito específicos que exige um prazo maior de espera pelo material.

Usos


Bancada de cozinha feita em Silestone Nero Marquina


Assim como outros materiais o Silestone possui diferentes usos em áreas internas e/ou externas.

Como esse material é 100% liso, ele pode ser usado com tranquilamente para a criação de lavabos e bancas de cozinha, sem contar que ele possui partículas que destrói bactérias e inibe sua mutiplicação e desenvolvimento.

Esse material também pode ser usado para revestir o piso em áreas de média e baixa circulação de transeuntes.

Ou seja, com execessão de áreas externas que fiquem em contato direto ao sol, esse material pode revestir basicamente tudo.

Pontos fracos


Bancada feita em Silestone White Platinum


O Silestone possui um ponto fraco que assombra quase todos os materiais que possuem resina, o calor e o sol!

Quando colocado em local que fica exposto ao sol, as placas podem acabar amarelando ou tendo suas cores distorcidas de forma quase imperceptível, mas que com o tempo, podem acabar destoando do resto da decoração (no caso de ser um ambiente todo planejado).

Outro vilão na vida desse material é o calor. Quando exposto a altas temperaturas, o Silestone pode acabar trincado ou deformando com o passar do tempo. OU seja, use sempre dissipadores de calor em sua superfície e evite panelas quentes, pois ele vai acabar deformando e dando prejuízo.

Resumo


Ilha e bancada de cozinha feitos em Silestone Arden Blue


No geral, o Silestone é um material que possui grande pontos benefícios e acaba sendo um material excelente para seus projetos e ambientes.

Outro ponto muito importante desse material é a garantia da Cosentino. O fabricante garante até 25 anos de garantia a todos os seus produtos caso o marmorista e o cliente sigam alguns processos de instalação fornecidos pela mesma. Ou seja, sempre procure uma empresa credenciada pela Cosentino, isso evita dores de cabeça e possíveis frustrações.

Bom, conhecer o material é muito importante, tanto para o profissional quanto para o cliente. Só que ver o material e tocar é fundamental na hora de escolher.

Aqui na Top Mármore nós possuímos um show room completo, cheio de Silestone e mostruários em que você pode ver de perto e tocar esses materiais!

Nosso show room fica na Zaki Narchi 1414, vai ser um prazer te receber!