Saiba como é feita a extração do mármore que usamos na decoração

A pedra é um dos elementos mais antigos do mundo. Possui diferentes colorações e consistências, e por isso acaba tendo os mais diversificados usos. Entre essas pedras, está o mármore.

E definitivamente, o mármore é especial. Possui cores diferentes, pode ser moldado no tamanho que o homem desejar e ainda oferece um toque de luxo e requinte para qualquer ambiente.

Mas essas pedras nem sempre são assim. Antes do mármore chegar aqui no Show room da Top Mármore e esbanjar a sua beleza, ele recebe uma série de tratamentos que o passam de uma pedra bonita para algo ainda mais belo e espetacular.

 

O que é o Mármore

Muitas pessoas confundem o mármore com outros materiais, mas ele se trata de uma rocha metamórfica exposta a altas temperaturas. Por esse motivo, suas maiores minas encontram-se em regiões de rocha matriz calcária ou com atividade vulcânica.

No universo comercial, é classificado como mármore qualquer rocha – no caso carbonática – que seja capaz de ser polida.

Por isso, ela acaba tendo uma variedade absurda de cores e texturas, que a tornam muito utilizada na indústria de rochas ornamentais.

 

Extração do mármore

image2

Por ser um mineral, o mármore é extraído diretamente das jazidas. Essas jazidas são reservas naturais, onde esse material pode ser encontrado.

Ele é extraído através de cortes que o fatiam em enormes blocos. Assim que cortados, – com ferramentas e fios de diamantes – esses blocos são armazenados e ficam aguardando as próximas etapas.

image3

Após a extração, com ferramentas específicas, as serrarias transformam esses blocos em chapas, através de corte horizontais e/ou verticais.

Assim, as placas ficam prontas, aguardando o acabamento e a finalização, que podem ser os mais variados.

 

Acabamentos do mármore

image4

Por ser um material extremamente versátil, o mármore possui diversas possibilidades de acabamento. Entre esses acabamentos estão o bruto, resinado, levigado, polido, jateado, apicoado e flameado.

image5

O acabamento Bruto, como o nome já diz, é o mármore no seu estado natural.

Ele acaba dando uma textura rígida e rústica ao material, algo bem natural da própria pedra. Por ser bruto, ele não recebe tratamento algum, sendo assim, apenas cerrado.

image6

O acabamento resinado consiste na aplicação de camadas de resina e lustração. Esse acabamento tira toda a porosidade da superfície do material e dá um brilho diferenciado. Acaba concedendo um brilho superior ao polimento padrão.

image7

Se todos esses acabamentos acima dão apenas aspectos estéticos ao mármore, o acabamento jateado consiste em jatos de areia que são lançados na pedra.

Esse acabamento deixa o material um pouco mais áspero e menos escorregadio. Sem brilho, ele é altamente recomendado para áreas externas como rampas e etc.

image8

O acabamento polido é o mais usado. É feito um polimento no material, que acaba com a porosidade da sua superfície e ainda dá brilho.

Diferente de outros acabamentos, esse preserva a coloração natural do material, e ainda o realça, dependendo da cor – um exemplo são os mármores escuros -.

image9

O acabamento levigado consiste em lixar o mármore até deixa-lo com a superfície completamente lisa, só que opaco, semi-polido.

image10

Outro acabamento muito interessante é o apicoado. São dadas marteladas na placa, formando assim uma superfície áspera e uniforme. É comumente usada em áreas externas por ser antiderrapante.

image11

E o último acabamento é o flameado, que é literalmente queimar a placa de mármore. Essa placa fica com um aspecto rugoso, áspero. Não é um uso comum, mas por ter características antiderrapantes, pode ser usado nas áreas externas.

 

Após esses processos, o mármore é armazenado ou vendido, e vem aqui para o showroom da Top Mármore.

 

E onde podemos aplicar o mármore?

O mármore pode ser usado em diversos locais. É mais comum em áreas internas, como por exemplo banheiros, salas de jantar, salas de banho e etc.

Portanto, se quiser saber mais sobre esse material, seus acabamentos ou usos, nós temos um portfólio imenso com diferentes tipos e cores de mármore, aqui no nosso showroom, na Av. Zaki Narchi 1414! Venha nos visitar!

Para saber mais fale com a Top Mármore clicando aqui.

Comments for this post are closed.