Material exótico, a nova tendência mundial


Amazonita

Pedra exótica Amazonita


 

Quando o assunto é sobre rochas, pode-se dizer que será um papo longo, produtivo e cheio de opiniões diferentes. Isso acontece basicamente por que a rocha em si é um dos materiais mais antigos do mundo, e assim, usados desde os primórdios da civilização, seja com o intuito de levantar grandes edifícios ou para a criação de ambientes com rochas ornamentais.

Essas rochas comumente dividem-se entre rochas naturais – como por exemplo o granito e o mármore – e os materiais industrializados – que podem ser facilmente representados pelos quartzos resinados e pelos compostos de mármore -.

No quesito rochas ornamentais, o Brasil se destaca como um dos grandes produtores e fornecedores de granitos e mármores, simplesmente por uma questão geológica – o nosso país possui uma geologia muito benéfica para a formação desses materiais -.

Por conta dessa formação, o país é um gigante na exportação desse tipo de material, além de possuir um número de variações muito grande de tonalidades.

Mas o Brasil também é campeão na exportação de materiais exóticos, e podemos dizer que eles têm se tornado o futuro do mercado de pedras nacionais.


Black cosmic

Ambiente produzido com Granito exótico Black Cosmic


 

Os materiais exóticos são uma categoria diferenciada dentro da geodiversidade brasileira e do mundo. Isso acontece por elas possuírem níveis e combinações diferentes de minerais em relação aos outros materiais. Vamos tomar como exemplo o mármore.

O mármore é um material que possui uma resistência baixa aos líquidos, e que por isso, deve ser evitado em regiões úmidas como a cozinha, ou em áreas que tenham contato frequente com agentes ácidos ou corrosivos. Em compensação, os Quartzitos possuem uma composição muito semelhante à do mármore, mas como existe o quartzo em sua composição, esse material pode ser usado em ambientes em que o mármore deve ser evitado, como por exemplo, bancadas de cozinha.

Por conta disso, os materiais exóticos acabam possuindo utilidades diferentes das dos materiais padrões.
Além do Quartzito, podem ser encontrados na lista de materiais exóticos o Feldspato, a Sodalita, a Amazonita, o Granito exótico e uma série de outros materiais que são encontrados apenas em condições especiais – coincidências geológicas e climáticas -.

Outro detalhe muito atraente desses materiais é que eles possuem características muito peculiares com relação aos veios e pigmentações. Eles possuem um dinamismo maior (ou menor) e formas muito diferentes em comparação as dos materiais mais comuns. Além de uma resistência bem diferenciada.

Por conta desses aspectos, esse tipo de rocha tem se popularizado no mundo e agora no Brasil.


Pedra exótica Samba

Material exótico Samba


 

Vale sempre a pena lembrar que esse tipo de material apresenta uma característica única, que é exatamente a sua exclusividade. Todos os materiais naturais possuem diferenciação de lote, ou seja, se você compra o lote “x”, e depois compra o lote “y”, essas pedras podem possuir diferenças de pigmentação, tonalidade e frequência de movimentação. Já o no material exótico, essa diferença existe de chapa para chapa, criando assim um material exclusivo e único.

Essa é a característica que mais atrai o mercado norte-americano de pedras ornamentais, assim, como é também uma que tem despertado a atenção dos brasileiros.

Portanto se você quiser verificar esses materiais de perto e deslumbrar-se com sua beleza única, aqui na Top Mármore nós temos um mostruário muito grande com diferentes tipos de materiais exóticos! É só nos visitar!

Ou, caso prefira, dá para observar de perto o nosso portfólio pelo site!

Comments for this post are closed.