Mármore, do rústico ao refinado

Banheiro em mármore Carrara

Banheiro revestido com Mármore Carrara


Muitos imaginam que o marmorista é aquele que trabalha com mármore. Isso acontece por dois motivos. O primeiro deles é pelo próprio nome da profissão ou do estabelecimento. E o segundo é por conta da popularidade desse material.

O Mármore é um dos materiais mais populares do mercado de decoração, pois ele surpreende com a sua possibilidade de customização, com seus diferentes acabamentos e por suas múltiplas cores! Mas quando usar esse material? Onde ele pode ser usado e qual seria a melhor cor?

Essas dúvidas acima são algumas das perguntas mais comuns, então, se você quer a resposta de alguma dessas perguntas, nos acompanhe nessa matéria, pois a Top Mármore explica!

O que é


Mármore Piguês

O mármore é basicamente uma rocha metamórfica que possui em sua composição a calcita e a dolomita recristalizadas. Essa pedra também é conhecida por possuir colorações mais neutras e veios muito característicos, que chamam muito a atenção.

Esse material é encontrado em grandes pedreiras e jazidas, de onde é retirado através de processos de furação, corte e extração. Esses processos são todos feitos com maquinário especializado com lâminas diamantadas.

Assim como todos os outros materiais, o mármore necessita de todo um tratamento especial, que envolve o processo de lixar e logo após isso o polimento ou outros acabamentos disponíveis para essa pedra.

Acabamentos


Acabamentos do mármore

Algumas possibilidades de acabamento


Assim como outros materiais, o Mármore uma quantidade muito grande de possibilidades de acabamento e/ou finalização. Todos eles têm funções específicas e utilidades diferentes. Alguns desses acabamentos exigem mais tempo de produção por serem mais minuciosos ou mais complexos, mas eles sempre exigem o mesmo nível de qualidade. Entre eles estão os acabamentos polido, resinado, levigado, flameado, jateado e apicoado.

bruto

Exemplo de acabamento bruto


O acabamento bruto consiste no material em seu estado natural mesmo. Ele passa pelo processo de extração mas não chega a receber tratamentos de impermeabilização ou outros que embelezam o material. É a opção perfeita para quem deseja um aspecto rústico e aconchegante.

apicoado

Exemplo de acabamento apicoado


O apicoado é outro acabamento que confere ao material um toque rústico. Durante esse processo o material sofre pequenos golpes vindos de um martelo, o que torna a sua superfície cheia de buraquinhos e desníveis. É um acabamento que torna o material antiderrapante e um pouco mais rústico.

jateado

Exemplo de acabamento jateado


Já o jateado, é um acabamento que permite que o mármore seja usado em áreas externas. Durante esse processo, o material recebe alguns jatos de areia, o que o torna antiderrapante também.

Após receber esse tratamento, o mármore pode ser usado tranquilamente em áreas externas.

falmeado

Exemplo de acabamento flameado


Outro acabamento que visa a parte funcional do material é o acabamento flameado. Esse processo consiste em soltar jatos de fogo na superfície do material, o que faz com que ele possua um aspecto rústico e um tanto esbranquiçado.

levigadoExemplo de acabamento levigado


O levigado é um acabamento que fica entre os funcionais e os estéticos. Durante esse processo o material é lixado diversas vezes até que ele perca o brilho. No final, esse material fica opaco e totalmente liso.

 polido     Exemplo de acabamento polido


O polimento é um dos acabamentos mais clássicos do mármore e um dos mais usuais. A sua superfície é polida, o que torna a pedra mais elegante. Confere ao ambiente um ar moderno e sofisticado, além de impressionar.

levigado2Exemplo de acabamento levigado


O acabamento resinado é o acabamento polido melhorado. Esse acabamento consiste em uma série de polimentos e lustrações que conferem ao material uma superfície de brilho ainda maior que a do acabamento polido.

Cores


Mármore cores

Exemplo de algumas cores de mármore


Por ser um material natural, o mármore possui um número de cores muito variado, assim como veios que podem divergir muito de um lote para o outro.

Um dos mármores mais populares é o Nero Marquina, que possui o fundo preto e múltiplos veios brancos. Já o Travertino Nacional (comumente chamado de Bege Bahia) é bege e possui alguns círculos mais claros em sua superfície. Ou seja, as possibilidades desse material são inúmeras, isso sem falar nos veios, que podem possuir diferentes cores, frequências e formatos.

É sempre importante lembrar que por ser um material natural, o mármore pode ter diferenças muito grandes de lote para lote. Portanto, é sempre bom pedir para checar uma amostra do lote atual na hora de cotar para um projeto.

Onde aplicar


Travertino Romano Mármore Travertino Romano na caixa da TV


O Mármore possui uma absorção alta de líquidos, ou seja, ele mancha. Por conta disso, é sempre bom aplicá-lo em áreas internas, como em lavatórios de banheiros ou para revestir paredes.

Outro uso muito comum é revestir ilhas internas em corredores ou dormitórios.

Bom, como deu para ver o Mármore é o material ideal quando o objetivo é agregar valor e sofisticação ao projeto. Portanto, se você quiser ver mais algumas opções de mármore, ver mais cores ou se tiver alguma dúvida com relação ao acabamento, a Top Mármore funciona de segunda à sábado das 9h30 às 18h00! Venha nos visitar e traga o seu orçamento!

Comments for this post are closed.