Corian, um universo de possibilidades

Lavatório de cozinha Corian

Bancada gourmet em Corian


A pedra é um dos materiais mais antigos do mundo. Desde o granito, mármore, calcário, feldspato, rochas vulcânicas e muitas outras opções, o homem vem explorando esses tipos de materiais para compor ambientes, criar construções ou para personalizar áreas.

Com a evolução, o homem tem investido em materiais industrializados, e com isso, criado muitas possibilidades de decoração. Desde Quartzos resinados à superfície quase indestrutíveis, esses materiais têm ganhado espaço no mercado mundial de rochas ornamentais. Só que esses materiais eles não podem ser moldados ao gosto do homem. Com isso surgiu o Corian! Um material que possui grande resistência e ainda pode ser moldado ao gosto do homem!

Sobre o Corian


Termo moldagem Corian

Bancada de cozinha em Corian


Se você é designer, arquiteto ou está simplesmente buscando um material interessante para decorar a sua casa já deve ter lido algo a respeito do Corian e suas múltiplas utilidades. Mas a dúvida é: o que exatamente é esse material?

O Corian é uma superfície sólida, não porosa que possui diferentes possibilidades de cores. Um dos pontos mais interessantes do Corian é que por ele possuir uma aparência ser de plástico, ele possui diferentes cores, sejam elas mais opacas (como por exemplo o branco) ou mais fortes e vivas (como os verdes por exemplo).

Por conta disso o Corian é um material que pode ser usado em diferentes regiões e que proporciona excelentes resultados ao projeto.

A origem


Bancada de Corian

Bancada de cozinha em Corian cinza


Assim como outros materiais, o Corian surgiu a partir de uma necessidade. Era necessário um material resistente que trouxesse uma certa flexibilidade para os projetos. Assim surgiu o Corian, um material industrializado composto 2/3 de minerais naturais e 1/3 de resina acrílica.

A partir disso, empresas como a Sansumg e a DuPont (algumas fabricantes de Corian doo marcado, no caso, as que trabalhamos aqui na Top Mármore) deram continuidade a esse material que é tão engenhoso quanto a imaginação humana.

Toda essa personalização é possível graças ao alto nível de concentração de resina acrílica, que permite que esse material seja termo moldável.
A partir de exposição ao calor constante, esse material incrível pode ser moldado ao gosto e a necessidade do projeto.

Locais onde pode ser aplicado


Cadeira de Corian

Cadeira feita em Corian produzida pela Du Pont


Como esse material é termo moldável, as possibilidades dele dependem apenas da criatividade de quem fez o projeto.

Ele é comumente encontrado em bancadas de cozinha e de banheiro, pois enquanto é produzido, ele recebe tratamentos que inibem o surgimento e a multiplicação de bactérias e micro-organismos. Isso torna esse material extremamente higiênico e muito indicado para bancadas de cozinha, lavabos e outras utilidades como por exemplo mesas que recebem alimentos com frequência.

Esse material também pode ser usado para revestir paredes e outros locais. Por conta disso, alguns arquitetos e designers usam esse material como um acessório, que está ali para destacar outros objetos e gerar pequenos contrastes, como painéis (já que é muito mais leves que outras opções).

Outro detalhe que torna o Corian extremamente benéfico e usual, é que como ele é termo moldável, ele pode ser moldado a ponto de não possuir emendas. Isso faz com que esse material seja muito indicado para as áreas hospitalares.

Mas o que mais agrada (ao menos o cliente final) é que sua manutenção é muito simples, e ainda não deixa rastros, já que sua capacidade de ser termo moldável permite que todas as ranhuras do conserto sejam removidas.

Cores


Bancada Verde Corian

Bancada de cozinha em Corian Verde


Como já havia sido dito, o Corian possui um número bem interessante de cores, que podem variar entre cores sólidas ou não.

A cor mais procurada até então pelos profissionais e clientes é a cor branca, a mais tradicional, mas ainda assim, cores como vermelho, amarelo e outras são procuradas com uma certa frequência, para compor ambientes mais modernos e arrojados.

Outro detalhe importante do Corian, é que quase todas as suas cores têm uma tonalidade mais opaca, um pouco mais pálidas que as cores de outros materiais com a mesma tonalidade.

Vale a pena sempre lembrar que todos os materiais possuem vantagens de desvantagens. A principal do Corian é que como ele é termo moldável (ou seja, moldável ao calor), por motivos óbvios ele não pode ser exposto ao calor, pois ele pode manchar e perder suas características originais de cores. Com exceção disso, esse material é muito indicado para todas as áreas internas.

Frente a tantas possibilidades, só falta encontrar esse material em uma marmoraria bacana que possua em seu portfólio esse material e mão de obra especializada. Isso tudo você encontra aqui na Top Mármore!

É só entrar em contato através do nosso e-mail contato@topmarmore.com.br ou vir aqui no nosso show room nos visitar! Aqui na Zaki Narchi 1414!

Temos um portfólio completo de pedras e diversas cores de Corian! Além de uma equipe super disposta e treinada que vai adorar tirar as suas dúvidas!

Comments for this post are closed.