Aprenda a escolher a melhor pedra para cada ambiente

Aprenda a escolher a melhor pedra para cada ambiente

A pedra é um material diferenciado. Um dos materiais de construção mais antigos do mundo, ela tem sido usada em diferentes situações, sejam elas construções de prédios, fundações, decorativos ou ornamentais. E ela ainda continua com essa posição de material tão usado por conta da sua beleza e durabilidade.

Por esses motivos a Top Mármore resolveu ser especialista nesse ramo. Construiu um Show room com todos os tipos de pedra disponíveis no mercado sejam elas exóticas, naturais, granitos, mármore ou industrializadas.

Mas qual é a melhor pedra que existe para cada situação? Com tantas opções fica realmente difícil escolher qual é a pedra que mais se encaixa no seu ambiente. Mas pode ficar calmo que a Top Mármore explica!

Aprenda a escolher a melhor pedra para cada ambiente 1

Dekton Trilium


As pedras possuem muitas diferenças. Tanto as pedras quanto as superfícies sólidas apresentam vantagens e desvantagens, e por isso é necessário atentar-se muito a necessidade do ambiente e qual será o uso desse material.

Mas vamos aos poucos explicando esses materiais. Primeiro é importante explicar que existem pedras artificiais e industrializadas.

As pedras naturais dividem-se em Granitos, mármores, materiais exóticos.

Já entre os industrializados estão o Silestone, Nanoglass, CORIAN e Dekton.

Todos esses materiais possuem diferenças entre eles que os qualificam ou desqualificam em determinadas situações, mas vamos primeiro aos naturais. Vamos começar por alguns materiais naturais.

 

Materiais naturais


 

Aprenda a escolher a melhor pedra para cada ambiente 2

Mármore Travertino Romano


Os naturais são alguns materiais encontrados na natureza que não precisam de grandes influências do homem. São materiais mais puros que possuem diferentes possibilidades de acabamentos e aplicabilidades.

Diferentes dos materiais industrializados, esses materiais possuem cores raramente uniformes (com exceção de alguns mármores) além de diferentes tipos de resistências.

 

Granito


 

Aprenda a escolher a melhor pedra para cada ambiente 3

O arquiteto responsável por essa bancada de cozinha optou por usar preto São Gabriel


Composto por Mica, Feldspato e Quartzo, o Granito oferece excelentes benefícios para as mais diferentes situações, pois ele é resistente a impactos, tem baixa absorção de líquidos e tem uma tolerância interessante ao sol, podendo assim ser usado em diferentes áreas internas ou externas. É um material que possui uma gama muito grande de cores e acabamentos. É um excelente material na relação custo-benefício.

A principal desvantagem desse material é que ele dificilmente terá cor uniforme, pois sempre apresenta pigmentações em sua superfície. Outra desvantagem é que esses materiais variam muito de lote para lote, o que dificulta caso uma parte do ambiente precise ser restaurado.

É indicado para todos os ambientes, sejam eles internos ou externos.

 

Mármore


 

Aprenda a escolher a melhor pedra para cada ambiente 4

Mármore Nero Marquina


O mármore é um material nobre que chama a atenção e dá um ar nobre a praticamente todos os ambientes em que é instalado.

Ele é composto na sua maior parte de rocha calcária exposta a alta temperatura e pressão.

Esse material nobre é muito usado em áreas internas, banheiros, revestimentos de parede e pias de banheiro.

A principal vantagem desse material é que o mármore possui uma superfície mais homogênea. Ele também possui veios bem aparentes e pode ser encontrado em diferentes cores e texturas.

A principal desvantagem do mármore é que ele não pode ser usado em área externa. Como esse material é um tanto mais frágil, ele pode sofrer alteração de cores quando exposto a poluição e ao sol. Também não deve ser usado em áreas com tráfego intenso ou na cozinha por exemplo (possui uma alta taxa de absorção).

 

Materiais exóticos


 

Aprenda a escolher a melhor pedra para cada ambiente 5

Bancada feita em material exótico


Os materiais exóticos são materiais 100% naturais que sofreram as mesmas ações do tempo, mas que possuem singularidades. Algumas dessas diferenças podem ser:

 

  • Veios – Maiores, mais frequentes, com cores diferentes e etc;
  • Tonalidades – Alguns exóticos possuem tonalidades diferenciadas, que podem ser degrades ou a presença de diferentes cores na mesma superfície;
  • Resistências – Os materiais possuem resistências maiores a determinadas ações do tempo ou influência do homem.

 

Esses materiais podem dividir-se em quartzitos, granitos, mármores, feldspatos e outros.

Esse tipo de pedra costuma chamar muita atenção por ser completamente única e por não existir outras peças iguais, tornando assim esse material algo totalmente exclusivo.

 

Materiais industrializados


 

Os materiais industrializados, como o nome já diz, são materiais que são encontrados na natureza e que a partir de diversas combinações acabam tendo diferentes utilidades.

Um ponto muito interessante desses materiais é que eles possuem uniformidade nas cores e uma facilidade muito grande de troca, já que suas cores não dependem de lotes, e sim coleções.

Os materiais industrializados possuem resistências muito diferentes e podem ser usados em situações muito variadas.

 

Silestone


 

Aprenda a escolher a melhor pedra para cada ambiente 6

Silestone Blanco Zeus Extreme


O Silestone é um material composto por quartzo natural (93%) e resina de poliéster (7%). Em sua composição também são incluídos corantes que permitem uma variedade muito grande de cores.

Esse material industrializado – que comumente chamamos de superfície sólida – possui uma absorção de líquidos baixíssima e um alto índice de resistência a impactos e desgastes.

É recomendado para cozinhas, banheiros e todas as áreas internas por possui uma resistência muito grande ao desgaste. Também possui propriedades antibacterianas, o que o torna ainda mais completo e higiênico.

Outro ponto muito atraente desse material é que a Cosentino oferece uma garantia de 25 anos a esse material.

O único ponto fraco do Silestone é o calor. Assim como outras pedras ele não pode receber raios solares (pois sua cor pode acabar sendo prejudicada), por isso não é recomendado para áreas externas. Também é essencial evitar o contato desse material com panelas quentes.

Esse é um dos produtos campeões de vendas aqui na Top Mármore.

 

Nanoglass


 

Aprenda a escolher a melhor pedra para cada ambiente 7

Nanoglass na bancada


Existia um material chamado Marmoglass. Ele possuía uma resistência boa e podia ser usado em diversos ambientes. Mas tinha um defeito muito grave. Durante a sua confecção, ele formava pequenas bolhas de ar, o que enfraquecia a estrutura do material.

Até que chegou o Nanoglass, que trazia a mesma composição do seu antecessor combinada com nanotecnologia, o que resolveu a sua principal falha.

Esse material é muito resistente, possui baixíssima absorção de líquidos e ainda pode ser usado em diferentes ambientes, sejam eles internos ou externos.

Outro dos benefícios do Nanoglass é que ele possui uma aparência homogênea, sendo totalmente lisa e branca.

O principal ponto negativo desse material é o fato dele possui baixa resistência ao calor. Quando exposto ao calor (como panelas quentes por exemplo) ele pode manchar e algumas vezes trincar. Outro dos seus pontos negativos é que ele possui uma cor só (branca) e por ser uma superfície muito sólida pode trincar se não for polido.

 

Corian


 

Aprenda a escolher a melhor pedra para cada ambiente 8

Lavabo em Corian


O Corian é um material com funcionalidades muito peculiares. Composto por uma combinação de materiais naturais como minérios, pigmentos e resina acrílica, esse material pode ser moldado de acordo com a vontade do arquiteto/designer/cliente.

Isso é possível graças a fusão da resina, o que o torna uma superfície completamente personalizável.

Outras das características desse material é que ele possui diversas cores, baixíssima absorção de líquidos e uma resistência altas a impactos e riscos. Mas o que mais admira nesse material é que ele não possui emendas, o que facilita muito a sua manutenção casa haja a necessidade da troca de uma peça.

O principal ponto fraco desse material é uma de suas principais funcionalidades. Como ele possui muita resina em sua composição ele não reage muito bem ao calor constante ou em excesso. Quando exposto a esse calor ele pode perder o brilho e amarelar com o tempo.

 

Dekton


 

Aprenda a escolher a melhor pedra para cada ambiente 9

Dekton Triulium


O Dekton é uma superfície sólida lisa compactada que combina diversas técnicas na sua produção. Entre essas técnicas estão as para fabricação de vidro, porcelanato e outros materiais.

Esse material traz uma série de vantagens que podem ser exploradas. A primeira delas é a sua resistência. Esse material possui resistência máxima a impactos, riscos e aos efeitos do tempo.

Assim como outros materiais industrializados, o Dekton não absorve líquidos e pode ser aplicado tanto em áreas internas quanto externas.

O que mais surpreende nesse produto – e o torna um dos melhores produtos do mercado – é que como não existe resina em sua composição, ele possui resistência máxima ao calor. Ou seja, pode ficar em contato constante com panelas quentes, superfícies aquecidas e a luz do sol, pois ele não mancha ou trinca nessas condições.

Também possui diversas cores e modelos, o que permite que o material seja usado em diferentes situações e locais.


 

Esses sãos alguns dos principais materiais do mercado, e com essa lista já é possível ter uma ideia de onde eles poderiam ser usados ou onde combinam mais.

Mas qual exatamente usar?

Bom, se você tiver mais dúvidas ou quiser sugestões com relação a aplicabilidade e/ou custo-benefício ou quiser simplesmente tocar esses materiais, a Top Mármore possui um Show Room completo com as mais diferentes pedras e materiais. Além de uma equipe treinada pronta para te recepcionar! Anota aí, pois fica na Zaki Narchi 1414!

 

 

Comments for this post are closed.